terça-feira, 16 de junho de 2015

COMPETITIVIDADE DESLEAL



         Segundo Gisele Peralta no trabalho o maior prejudicado é o empregador, quando a competição é por inveja, em vez de ser por produção ou produtividade.
        
Sem problema no trabalho

          Um bom ambiente profissional é indispensável para que as pessoas exerçam suas funções de maneira efetiva.
         Porém, às vezes, o problema está nas pessoas. Quem nunca ouviu casos de pessoas que tentam puxar o tapete de seus colegas de trabalho? Madalena Feliciano, especialista em orientação de pessoas, afirma que, apesar de ser difícil, é possível identificar quando alguém toma certas atitudes propositalmente para prejudicar a outra.

         O que fazer:

         Quando roubam seu crédito, apresentando sua ideia como fosse autoria de outros. “Para se prevenir, a coisa mais segura a se fazer é enviar e-mails que falam sobre seu projeto em cópia a outros, inclusive para o chefe.
         Em uma apresentação, ainda é possível falar na frente de todos, de maneira calma, por que seu colega está tomando para si o crédito”.
         Quando falam mal de você. Falar diretamente com a pessoa é o melhor a se fazer, para procurar entender o motivo que a levou a tomar esse tipo de atitude. “Outras atitudes, como falar para seu chefe ou devolver na mesma moeda, passam a imagem de imaturidade”, orienta a especialista Madalena.
         Quando tentam excluí-la de projetos. “Às vezes, existe uma boa razão para isso, mas nossa cabeça não consegue percebê-la, e fica imaginando coisas que não existem”, pondera. Para evitar mal-entendidos, mais uma vez é melhor falar diretamente com a responsável por tal atitude.
         Quando tentam passar por cima de você. “Comece a questionar o colega, na frente dos outros integrantes da equipe, mostrando que você realmente se interessa pelo assunto, mas está faltando integridade por parte dele”, finaliza Madalena. Consultoria: Madalena Feliciano – Carees. Site www. outlierscareers.com.br – Copidesque Jornalista Léo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário