quarta-feira, 27 de janeiro de 2016



PORTEIRO PREPARADO:
VELHINHOS CUIDADOS

Programa ensina aos porteiros princípios como: acolhimento e prevenção no trato com o morador idoso, através da educação, saúde e cidadania; informações sobre o aumento da acessibilidade física do prédio para uma melhor qualidade de vida e segurança do idoso no lar; a identificação das principais causas de quedas; e como comportar-se de forma segura em situações de emergência e organizar a listagem de contatos dos hospitais de emergência e planos de saúde do bairro.
         Funcionários de Copacabana, participaram do “Programa Porteiro Amigo do Idoso”. As oficinas de capacitação buscam preparar os profissionais que lidam com moradores longevos a oferecer-lhes soluções e cuidados adequados às suas necessidades, treinando-os também, a como lidar com problemas corriqueiros do prédio onde trabalham.
         Lançado há anos em Copacabana, o programa foi desenvolvido pelo Grupo Bradesco Seguros, que contratou o Senac por sua tradição de mais de 60 anos na oferta de cursos de capacitação.
         O conteúdo do treinamento foi desenvolvido pela instituição sob a orientação de um dos mais renomados especialistas em Gerontologia, Alexandre Kalashe, que é ex-coordenador do programa de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York Academy of Medicine).
         A partir do último censo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, que constatou o aumento da população idosa no Brasil (60 anos ou mais).
         Os porteiros foram escolhidos por terem sido apontados, em pesquisas especializadas, como os maiores aliados dos idosos no auxílio de questões do dia a dia, tornando-se os melhores amigos desse público. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 26/01/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário