segunda-feira, 4 de julho de 2016



15 ANOS EM SUA DEFESA

      Em 16 de julho de 2016, comemoramos 15 de compromisso renovado com os consumidores brasileiros e de parceria internacional com organizações sérias e de elevada reputação. Todas elas dedicadas à defesa e ao fortalecimento dos direitos dos cidadãos nas relações de consumo.
         O aniversário é da PROTESTE, mas quem tem ganhado presentes são nossos associados, bem como toda a sociedade, por meio de importantes reinvindicações juntos aos fabricantes e às autoridades.
         Ao longo dessa década e meia de atuação, obtivemos conquistas significativas para todo país. Dentre elas, destacamos, em 2007, a obrigatoriedade de os bancos e as financeiras informarem o CET, ou seja, o custo total de empréstimo ou financiamento em uma só taxa, conquista que premiou seis anos de luta.
         Em 2012, detectamos pelo de rato no Tomato Ketchup, da marca Heinz, que resultou na retirada do mercado, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do lote do produto contaminado.
         No ano seguinte, constatamos uma fraude em nosso teste de azeites extravirgens. Por isso, os fabricantes e os pelo Procon do Rio de Janeiro. Ainda e 2013, devido à nossa denúncia, a Anvisa proibiu a comercialização de 20 lotes de suplementos proteicos para atletas.
         A segurança nos veículos produzidos e vendidos no Brasil sempre foi uma de nossas principais bandeiras. Por meio de parceria com o Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP), conquistamos as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que tornaram obrigatórios o airbag frontal duplo, para motoristas e passageiro, e o sistema antitravamento das rodas, ABS (ambos em 2014, para todos os carros novos); e a fixação Isofix para as cadeirinhas infantis (que vai valer a partir de 2018).
         As nossas ações justificam a existência e o crescimento da PROTESTE (hoje, são mais de 250 mil associados), pois os brasileiros acreditam em nossos valores e ações. Vamos continuar ajudando os consumidores a se proteger dos abusos em produtos e na prestação de serviços. Aproveito para convidar todos os cidadãos a defender os direitos do consumidor, associando-se, sugerindo, cobrando e indicando novas lutas. PROTESTE 159 – Julho 2016) Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 04/07/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário