QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL (9)
A Secretária e o Escriturário
Técnicas de uso do:
Telefone (III)
O
conhecimento é infinito.
O bom
é saber que o celebro humano não se preocupa com espaço. É como o buraco! Quanto
mais tira maior fica. Foi onde se inspirou o autor do Pen Drive. Pequeno no tamanho, grande na capacidade. No
armazenamento!
Nessa linha de pensamento, nós como ex-aluno do
SENAC, de ex-professor, assimilamos conhecimentos e saber.
Como Identificar sua Companhia
A pessoa que faz uma ligação telefônica,
de pronto, deseja saber se acertou o número, consequentemente a companhia,
com a qual quer falar.
Por extensão suas primeiras palavras devem identificar
a empresa desejada.
Portanto,
vamos aos finalmente já que os prolegômenos
são suficientes.
Atendimento
Em vez do clássico “ALÔ”, diga o nome da
companhia. Diga-o com inflexão. Em vez de “alô”, diga o nome completo da
companhia fazendo uma pergunta, assim: “Casa Rio Branco”! ou “Fundação Getúlio
Vargas” ou ‘Rádio Sentinela”. A inflexão ascendente traduz mais do que meras
palavras. Uma Inflexão agradável parece dizer: “É com esta afirma que o Sr.
deseja falar? ”O tom agradável de voz parece significar: “em que podemos
servir-lo”? ou “em que podemos ser-lhe úteis”? ou “com quem o senhor deseja falar’
?
Indicando, assim, que você se interessa pela
chamada e está disposta a prestar auxílio.
Caso a
chamada já tenha passado pela mesa central telefônica, onde a companhia foi
então identificada, você deverá identificar seu departamento. Exemplo: “Serviço
de Administração”! Ou “Departamento de Ensino”! ou “Seção de Vendas”! Às vezes,
tornar-se preferível que você diga seu próprio nome. Exemplo: “Delegacia Geral
do Tesouro, fala Maria Sampaio”! Ou “fala José Freitas”! Lembre-se de dar a
inflexão final na voz.
Quando
atender ao telefone de outra pessoa, de seu Chefe, talvez, dê o nome desta
pessoa, juntando, a seguir, o seu próprio nome, se necessário for. Os seguintes
exemplos podem adaptar-se a diferentes casos:
“Escritório
de Advocacia de Miglióli e Hamilton de Souza Associados”!
“Casa Rio Velho, telefone do Senhor Gonçalves”!
“Consultório do Doutor Braga, fala a
enfermeira”!
“Rádio
Sentinela, Diretoria de Marketing”. (LM jornalistaleo@terra.com.br radiosentinela.com.br – 28- 01- 2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário