quarta-feira, 6 de abril de 2016



QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL (9)
A Secretária e o Escriturário

Técnicas de uso do:
Telefone (III)

    O conhecimento é infinito.
    O bom é saber que o celebro humano não se preocupa com espaço. É como o buraco! Quanto mais tira maior fica. Foi onde se inspirou o autor do Pen Drive. Pequeno no tamanho, grande na capacidade. No armazenamento!
    Nessa linha de pensamento, nós como ex-aluno do SENAC, de ex-professor, assimilamos conhecimentos e saber.

Como Identificar sua Companhia

    A pessoa que faz uma ligação telefônica, de pronto, deseja saber se acertou o número, consequentemente a companhia, com  a qual quer falar.
    Por extensão suas primeiras palavras devem identificar a empresa desejada.
    Portanto, vamos aos finalmente já que os prolegômenos são suficientes.

Atendimento

Em vez do clássico “ALÔ”, diga o nome da companhia. Diga-o com inflexão. Em vez de “alô”, diga o nome completo da companhia fazendo uma pergunta, assim: “Casa Rio Branco”! ou “Fundação Getúlio Vargas” ou ‘Rádio Sentinela”. A inflexão ascendente traduz mais do que meras palavras. Uma Inflexão agradável parece dizer: “É com esta afirma que o Sr. deseja falar? ”O tom agradável de voz parece significar: “em que podemos servir-lo”? ou “em que podemos ser-lhe úteis”? ou “com quem o senhor deseja falar’ ?
Indicando, assim, que você se interessa pela chamada e está disposta a prestar auxílio.
    Caso a chamada já tenha passado pela mesa central telefônica, onde a companhia foi então identificada, você deverá identificar seu departamento. Exemplo: “Serviço de Administração”! Ou “Departamento de Ensino”! ou “Seção de Vendas”! Às vezes, tornar-se preferível que você diga seu próprio nome. Exemplo: “Delegacia Geral do Tesouro, fala Maria Sampaio”! Ou “fala José Freitas”! Lembre-se de dar a inflexão final na voz.
    Quando atender ao telefone de outra pessoa, de seu Chefe, talvez, dê o nome desta pessoa, juntando, a seguir, o seu próprio nome, se necessário for. Os seguintes exemplos podem adaptar-se a diferentes casos:
    “Escritório de Advocacia de Miglióli e Hamilton de Souza Associados!
“Casa Rio Velho, telefone do Senhor Gonçalves”!
“Consultório do Doutor Braga, fala a enfermeira”!
    “Rádio Sentinela, Diretoria de Marketing”. (LM jornalistaleo@terra.com.br  radiosentinela.com.br – 28- 01- 2013)

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