quinta-feira, 14 de abril de 2016



RODEIO NA HISTÓRIA
  

Em 1919 no dia 16 de abril, a Lei n° 120 do Município de Blumenau, elevou Rodeio à categoria de Distrito. Era um pequeno povoado!
        Foi o passo para a autonomia administrativa que viria em 1936. Os rodeienses consideram-na trabalho do Padre Lucinio Korte. A simples picada que era uma comunicação entre Indaial e Timbó, chegava a Distrito por já ser florescente povoação. Estava então no mesmo nível que Encruzilhada, depois Arrozeira, Indaial, Timbó, Bela Aliança, hoje Rio do Sul e os demais.
        Em 7 de setembro do mesmo ano foi instalado o Distrito de Rodeio. Mais de dez anos vivia o Distrito de Rodeio, quando pela lei estadual n° 1.650, de 5 de outubro de 1929, foi suprimido para com o Distrito de Ascurra, formar o Distrito de Arrozal. Sempre foi difícil conceber o ponto justo deste ato administrativo, fora da teia das paixões partidárias.
        Pouco mais de três anos viveu o Distrito de Arrozal. Em 1933 no dia 27 de agosto, o Distrito de Rodeio foi reinstalado.
        Somado a Ascurra se faz a razão de criação do Distrito de Arrozal. Se tivesse sido apoiada em argumento racional, lógico por excelência, pelas deduções geográficas, não duraria somente três anos e pouco mais. O poder para calcular fronteiras, direto e absolutamente apoiado na razão sem escrúpulos, é causa de males muitas vezes difíceis de calcular e remediar.
        E por aí chegamos em 1936 no dia 22 de outubro, data da Lei Estadual n° 104, que, criou o Município de Rodeio. Uma vez criado foi desmembrado do Município de Timbó, e, instalado em 14 de março de 1937.
        Rodeio foi colonizado por Italianos procedentes de Trento e Região. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 14-04-16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário