segunda-feira, 2 de maio de 2016



88 É NÚMERO HISTÓRICO
Hoje inseto em extinção

Mimetismo ilusão do inimigo
        É costume o uso de camuflagem, durante uma guerra, pelos soldados. O uniforme é desenhado de tal forma que se confunde com a paisagem. E o objetivo, naturalmente, é iludir o inimigo. Mas este expediente é usado há muitos e muitos anos pela natureza.
        É o processo pelo que alguns seres vivos assumem uma aparência diferente para afugentar ou não serem vistos pelos predadores. Esta aparência pode ser definitiva ou provisória, conforme o animal.
        Entre os insetos, é muito comum a ocorrência de mimetismo. Há mariposas com manchas nas asas que lembram grandes olhos, com os quais assustam as aves predadoras. Outros têm a cor do ambiente em que vivem, conseguindo passar despercebidos.
        Os insetos que vivem nos vegetais verdes, apresentam a cor verde, enquanto que os que habitam vegetais escuros apresentam cor escura. O camaleão é um réptil que pode assumir rapidamente a cor do ambiente em que vive. O mimetismo não é apenas um recurso para o ser vivo escapar dos predadores, mas também para capturar suas presas. A onça é um exemplo. Suas manchas a confundem com a paisagem, tornando difícil à presa perceber sua presença.
        Se não houvesse o recurso do mimetismo, algumas espécies não conseguiriam subsistir, tanto as que não pudessem escapar aos predadores como as que não conseguissem capturar suas presas. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br  www.radiosentinela.com.br 02-05-16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário