quarta-feira, 18 de maio de 2016



NUTRIÇÃO DAS PLANTAS
     
Na agricultura orgânica, os produtos à base de neem são utilizados como fertilizantes, inseticidas repelentes, fungicidas, bactericidas e nematicidas. Eles contêm nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre, cálcio, boro e zinco e são ricos em hormônios vegetais que promovem o desenvolvimento da planta. “Só os insetos prejudiciais ao crescimento das plantas e os parasitas são afetados. Animais benéficos para a agricultura, como as abelhas, joaninhas e minhocas, não são afetados”, explica Carlos Motta.
         A pós-doutora em química orgânica e professora da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) Maria Fátima das Graças Fernandes aponta que cerca de 400 espécies de insetos foram relatadas em pesquisas como sensíveis a algum tipo de ação do neem. “Além desse tipo de ação, o nem tem efeitos sobre outros organismos, como nematoides, fungos, vírus e protozoários”, explica.
         Outra pesquisa, coordenada pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufscar) Maria Fátima das Graças Fernandes aponta que cerca de 400 espécies de insetos foram relatadas em pesquisas como sensíveis a algum tipo de ação, o nem tem efeitos sobre outros organismos, como nematoides, fungos, vírus e protozoários”, explica.
         Outra pesquisa, coordenada pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostrou redução da emergência de 95% das moscas das pupas tratadas com óleo de neem e de 94,5% quando o óleo foi aplicado ao solo onde os animais descansam à noite. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 18/05/16)


Nenhum comentário:

Postar um comentário