terça-feira, 1 de março de 2016



HÍFEN, SEU EMPREGO E DIFICULDADES

O emprego do hífen é obrigatório em termos de origem tupi-guarani (açu, guaçu, mirim) quando a pronúncia exige a distinção gráfica dos dois elementos ou quando o primeiro elemento acaba em vogal acentuada gratificante. Ex.: amóré-guaçu, amajá-mirim, andá-açu, capim-açu, Ceará-mirim, etc.
         O emprego do hífen é obrigatório para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente formam encadeamentos vocabulares. Ex.: ponte Rio-Niterói, eixo Rio-São Paulo.
         Não se usa hífen nas palavras que perderam a noção de composição: girassol, madressilva, mandachuva, paraquedas, paraquedista, pontapé.
         Emprega-se o hífen nos topônimos (nomes próprios de lugares) iniciados por Grã, Grão ou por forma verbal, ou com elementos ligados por artigo. Ex.: Grã-Bretanha, Grão-Pará, Passa-Quatro, Baía de Todos-os-Santos, Entre-os-Rios, Trás-os-Montes.
         Com exceção de Guiné-Bissau, os outros topônimos não terão hífen.
         Emprega-se o hífen em nomes de espécies botânicas ou zoológicas, mesmo que ligados por qualquer elemento, Ex.: couve-flor, erva-doce, bem-me-quer, cobra-d’água, bem-te-vi.
         Não se emprega o hífen nas locuções de qualquer tipo. Ex.: cão de guarda, fim de semana, café da manhã, sala de jantar, cor de vinho, cada um, quem quer que seja, a vontade, a fim de, acerca de, contanto que.
         Água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará, a queima-roupa.
         O hífen é empregado quando o segundo elemento começa por h. E.: anti-higiênico, co-herdeiro, pré-história, pan-helenismo, semi-hospitalar, super-homem, ultra-humano.
         Com os prefixos bi-, des-, ex-, in- e re- não haverá hífen quando o segundo elemento começar por h. Haverá queda do h e aglutinação dos elementos. Ex.: biebdomadário, desarmonia, desumano, exaurir, inábil, reabilitar, reaver.
         Em função da clareza gráfica, se no final da linha a divisão de uma palavra ou combinação de palavras coincidir com o hífen, ele deve ser repetido na linha seguinte. Ex.: José e Maria casaram-se em Veneza. A polícia atacou os sem-terras.
         Bibliografia: Tufano, Douglas. Guia Prático da Nova Ortografia e Sistema Anglo de Ensino, 2008. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br   www.radiosentinela.com.br  29-02-16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário