quinta-feira, 10 de setembro de 2015



EL NIÑO, FENÔMENO DA NATUREZA


O que é El Niño – Em português, traduz-se por criança

         Praticamente sinônimo de chuvas no Sul do Brasil, o El Niño é um fenômeno que ocorre nas águas do Oceano Pacífico; até hoje suas razões são desconhecidas.
         O professor do Ceops da Furb Dirceu Severo conta que o nome foi dado por pescadores do Peru, os primeiros a repararem no aquecimento do oceano.
         “Os pescadores sabiam de uma corrente de água fria existente no oceano, que era propícia para a pesca. No entanto, repararam que em alguns anos, normalmente perto do Natal, vinha uma corrente de água mais quente que prejudicava sua atividade. O nome “El Niño”, é uma referência ao menino Jesus.
         O fenômeno começou a ser estudado pelos meteorologistas, que perceberam uma corrente de água quente atravessando o Pacífico até chegar na costa oeste da América do Sul, atingindo principalmente o litoral peruano.
Com duração média de 15 a 18 meses, o superaquecimento do oceano altera as condições atmosféricas. Influencia toda a América do Sul! As principais consequências para o Brasil são a seca no Norte e Nordeste, o calor mais intenso no Sudeste e o aumento de chuvas no Centro-oeste e principalmente no Sul, atingindo normalmente na primavera, período de maior concentração de chuvas na região.

La Niña – a menina

         Um fenômeno inverso, de resfriamento das águas do Pacífico, ganhou o nome de La Niña.
         No Brasil, a tendência é por uma situação inversa, com mais chuvas intensas no norte e Nordeste e maior período de estiagem no Sul. Porém, o Vale do Itajaí já registrou enchentes durante o aparecimento deste fenômeno.  São fenômenos da natureza, a que a humanidade não tem controle. No entanto, técnicos especialistas vão monitorar o volume de chuvas nos próximos meses, porém, dizem que a população deve manter-se calma, pois ainda são apenas previsões. E previsão, o nome já esclarece. Prevê, perquire, perscruta, antevê, examina. Jornalista Léo. (LM jornlaistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosnetinela.com.br 10-09-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário