quarta-feira, 30 de setembro de 2015



BEM-ESTAR NA TERCEIRA IDADE

Devido à melhoria das condições de saúde e o aumento da expectativa de vida, a população brasileira vem passando por um processo de envelhecimento saudável.
         Infelizmente, esta fase da vida pode vir acompanhada pelo declínio das capacidades físicas e cognitivas (pensamento, julgamento, memória), que varia de acordo com as características de vida de cada pessoa. Para minimizar ou evitar este problema, é importante a prática de atividades físicas e mentais para que homens e mulheres com mais de 60 anos possam manter-se saudáveis.
         Estudos afirmam que idosos ativos vivem melhor, por isso, muitos deles não veem na aposentadoria um momento de apenas descansar e acham importante continuar exercitando o corpo e a mente.     As atividades físicas, também vitais neste período, diminuem a gordura corporal, aumentam a força e a resistência muscular e amenizam problemas como a osteoporose e depressão. O Outra grande vantagem neste processo é o desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório, que traz melhorias às pessoas com problemas cardiovasculares, hipertensão, etc.
         Muitos fatores contribuem para um envelhecimento saudável e o aprendizado contínuo (físico e intelectual) estimula a socialização, melhora a auto estima e mantém ativos aqueles que, por muito tempo, foram tão ágeis quanto os jovens hoje. No dia 01 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Idoso, ressaltando sempre a importância no incentivo para que estas pessoas continuem fazendo parte da sociedade que ajudaram a construir.
         “Velhice não é defeito: ao contrário, é experiência, para repartir com os jovens que dela têm carência”. Lair Coimbra Massei. Fonte: Site “Bolsa de Mulher”. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 30-09-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário