segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DA SECRETÁRIA


Não há como medir o valor de uma secretária. Às vezes, a Secretária sabe da empresa tanto quanto seu Chefe. Dos seus segredos; dos seus pontos altos e baixos. Principalmente a Secretária-Executiva que é essencial aos presidentes e principais gestores das grandes empresas.
Sem essa mulher fantástica e inestimável, certamente, os mais bem-sucedidos empresários perderiam boa parte da sua capacidade de ação.
A Secretária tem que ser muito mais que exímia digitadora.
Não pode interromper o Chefe perguntando sempre o que precisa ou não precisa fazer; ela tem que pensar, resolver, decidir e prestar contas ao Chefe, facilitando-lhe ao máximo as tarefas.
Além de redação própria e segurança gramatical, a Secretária deve ser capaz de organizar arquivos que abrangem todas as atividades da empresa. Possuir conhecimentos de contabilidade, legislação tributária, legislação social e previdenciária, além das leis que regem as sociedades anônimas. Deve, ainda, acompanhar todos os negócios da companhia, inclusive os confidenciais. A Secretária é surda e muda. Não fala nada do que acorre dentro da empresa. Mesmo os segredinhos particulares da chefia. Até justificar a ausência quando a esposa o procura e ele está com a amante.
Existem escolas que formam Secretárias. Ajudam muito. Mas não é tudo. A secretária-Executiva se forja nas lidas do dia-a-dia. Precisa ter muita vocação e disposição. E conhecimentos de Português.
É a Secretária quem filtra os telefonemas e entrevistas.
É o elemento de ligação entre as lideranças da empresa, agilizando e multiplicando o trabalho do Executivo, sempre lutando com a falta de tempo.
Uma Secretária eficiente poupa a Chefia de seu trabalho rotineiro, no mínimo, em 50 por cento. Se a Chefia souber utilizar-lhe o potencial.
Não existe regra para formar essas superprofissionais.
De modo geral, provêm de famílias de classe média e até pobres e percorrem caminhos diversos antes de atingir esse estágio profissional.
Não vamos confundir Secretária-Executiva com RECEPCIONISTA ou ATENDENTE de médico, advogado, que prepara uma ficha do cliente e digita com dois dedos. A Secretária é muito mais que RECEPCIONISTA. Mas, não raro, essa atividade constitui o primeiro degrau de subida para a carreira de Secretária-Executiva.
Muita dedicação é exigida a uma secretária.
Possuir algo de psicologia. Contornar as coisas. Saber a hora de abordar a chefia; de interromper-lhe as tarefas; de transferir-lhe os telefonemas mesmo o momento certo de impedir ou deixar entrar em seu gabinete determinadas pessoas. Nisso tudo está a IMPORTÂNCIA  DA SECRETÁRIA.

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