quinta-feira, 1 de outubro de 2015



O MAIS IDOSO CHEGA AOS 100

Em Santa Catarina – As pessoas com cem anos ou mais são cerca de mil. Mais um gasparense entra na lista. Morador do Belchior Alto, Bonifácio Oecksler completa cem anos de vida. Em um português arrastado – na família Oecksler, o idioma mais falado ainda é o alemão, seu Bonifácio contou com um pouco da história da sua vida.
Ele nasceu no dia 5 de setembro de 1915, no Belchior Alto. É um dos 14 filhos do casal Simon Oecksler e Ana Kosar. Bonifácio trabalhou na roça, primeiro ajudando o pai e depois para o próprio sustento e da sua família.
Século de vida, o simpático morador do Belchior acumulou muitas histórias, mas uma, em especial, faz questão de relembrar: quando conheceu sua primeira esposa, Rosa Theiss. Na época, conta ele, quando nascia uma criança toda a vizinhança ia visitar.
“Em 1920, eu tinha cinco anos e fui com minha mão visitar o bebê que tinha acabado de nascer. Lembro que levei um pedaço de frango, anos mais tarde me casei com ela”. O casal teve 14 filhos – quatro já falecidos, que lhe deram 34 netos, 21 bisnetos e dois tataranetos.
Rosa morreu aos 66 anos de idade, e seu Bonifácio casou novamente. A nova esposa, Maria Caglioni, era 20 anos mais jovem. Há dois anos, Maria faleceu por problemas de saúde. Desde então, o idoso mora com a família do seu filho mais jovem, Evaristo Oecksler, de 54 anos.
Ele acredita que o segredo de viver tanto é comer pela metade. “Quando atingimos uma certa idade começamos a comer mais devagar e isso nos dá mais força e vitalidade”.
O filho Evaristo tem admiração pelo pai, destacando nele a honestidade. “É o maior legado que ele nos ensinou”.
“Quando eu era jovem, ia para as festas à noite e retornava quase ao amanhecer, meu pai me tirava da cama cedo para irmos à missa”.
Entre os passatempos preferido do seu Bonifácio está o jogo de cartas, e Evaristo é o fiel companheiro das noites de carteado. Jacinto Blasio Oecksler, 66 anos, é o único que seguiu na profissão do pai, agricultor. “Meu pai é nosso esteio, tudo o que sabemos, aprendemos e somos hoje tem como base os seus ensinamentos.
E lá estará seu Bonifácio, rodeado pela família e amigos. Se o coração vai aguentar tanta emoção? Seu Bonifácio diz que sim, afinal o carinho das pessoas é a energia da vida.
A família convida todos a prestigiarem a missa em homenagem ao mais idoso morador do Belchior Alto. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 01-10-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário