quinta-feira, 19 de novembro de 2015



CAMPO E LAVOURA
     
Experiências e conhecimentos e o uso de técnicas e tecnologias adequadas a partir de suas unidades produtivas.
            O fortalecimento da renda na agricultura familiar pressupõe melhor gestão da propriedade e da organização produtiva, com a redução nos custos de produção, inclusive com redução da carga tributária na produção e comercialização, aumento da produção e produtividade, beneficiamento e agroindustrialização para agregação de valores, dentre outros.
            Outro elemento importante consiste em compreender o espaço rural para além da produção agropecuária, potencializando a multifuncionalidade como oportunidade de integração econômica e social no contexto de desenvolvimento local, ampliando as ocupações produtivas e de renda pela remuneração de outros bens e serviços prestados no meio rural, a exemplo do turismo rural, do artesanato, das manifestações culturais e feiras livres regionais.
            Além disso, ainda é necessário avançar para conquistar políticas que assegurem aos agricultores e agricultoras familiares a compensação financeira pelos serviços ambientais prestados.
            O fortalecimento da agricultura familiar com geração de renda passa pelo beneficiamento e pela agroindustrialização de sua produção.
            Entretanto, os processos de agregação de valor às matérias-primas não podem pôr em risco a condição de segurado especial do agricultor familiar perante a Previdência Social, O agricultor que, no âmbito do PRONAF, constituir empreendimento familiar rural como Pessoa Jurídica, por meio de CNPJ, não deve ser penalizado pela descaracterização de Segurado Especial perante a Previdência Social.
           É preciso, também, que os Planos Safra sejam transformados em políticas permanentes e se tornem instrumentos estratégicos que ajudem a superar problemas estruturais relativos à produção e ao abastecimento dos país, alocando mais recursos a fim de garantir segurança aos agricultores e as agricultoras familiares na gestão de seus estabelecimentos, inclusive com a superação da sua vigência anual permitindo processos continuados de avaliação e execução sistêmica das atividades produtivas, garantindo uma assistência técnica de qualidade que viabilize os projetos produtivos para melhorar a renda dos agricultores familiares. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 19-11-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário