quinta-feira, 26 de novembro de 2015



ROTEIRO PARA VISITAR O RIO (1)


Tomando-se Gaspar, como marco ZERO, atinge-se o Rio rodado exatamente 1.000 quilômetros. São 230 até Curitiba; 380 até São Paulo, e mais 390 até a cidade do Rio de Janeiro.
            Alternando-se ao volume, é possível fazer o trajeto e 13 horas, com rápidas paradas para abastecer o carro, um cafezinho e lanche em percurso de 300 em 300 km, mais ou menos. Nada de refeições pesadas.
            Dá preguiça e sonolência na estrada. Entrada no Rio de Janeiro: praticamente é uma via expressa única, com duas opções – Av. Brasil ou Linha Vermelha, que convergem ao entrar na cidade.
            Chegando ao Rio, as opções são muitas.   
            Terra do samba, das praias, das mulheres bonitas, do carnaval e do futebol, das areias cálidas e chope gelado. E isso é o ano todo, todos os dias. Praticamente só há verão e primavera. Clima muito quente.
            Sua localização entre o mar e as montanhas, proporciona ao turista a possibilidade de um maravilhoso convívio com a natureza antropofitossóciogeográfica.
            Só o município do Rio tem 90 quilômetros de lindas praias, contrastando com o verde dos parques, numa verdadeira festa para os olhos e descanso ao espírito.
            Ao lado dessa paisagem compartilhada por cariocas e turistas, pulsa o coração do burburinho de uma cidade cosmopolita que se aproxima dos 10 milhões de habitantes.
            É um povo comunicativo e alegre, que sabe conciliar o trabalho com o lazer.
            Você é imediatamente contagiado pelo calor humano que envolve o povo carioca; e participa das noitadas, nos bares à beira-mar ou nas casas noturnas, onde prevalece o samba m shows magníficos. Ou das entusiásticas tardes no Maracanã, vendo o futebol.
            O Rio continua sendo o centro cultural e político brasileiro, palco dos acontecimentos mais dramáticos de nossa história, preservados – arte, cultura e história – em seus ricos museus.
            E, se for carnaval, acrescente a tudo isso numa incrível explosão da alegria popular, única em todo o mundo. Do alto de seus picos mais famosos – Corcovado, Pão de Açúcar descortine e fascínio de uma paisagem de rara beleza.
         Continue o passeio visitando parques, como da Quinta da Boa Vista, o do Jardim Botânico, Flamengo e a maior área dentro da cidade – o imenso Parque Nacional da tijuca, onde se localiza o pico do Corcovado e, acima dele, a imagem do Cristo Redentor. Tem 30m de altura, 28m de braços abertos e pesa 1 milhão de 45 t. Bom aproveito e muito cuidado com os assaltantes; que há não há dúvida; e por toda parte. Jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 26-11-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário