quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

IDOSOS NO SPC
Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), cerca de um terço dos consumidores brasileiros da terceira idade tiveram o nome incluído nos cadastros de inadimplência. A entidade estima que, no momento, 4 milhões de pessoas acima de 65 anos estejam inadimplentes – ou 25% do total.
A causa mais comum para os idosos terem o nome sujo é ter ajudado pessoas próximas.
Dois em cada dez (20%) idosos que tiveram o nome sujo não puderam pagar suas contas, porque emprestaram o nome para financiar compras e pegar empréstimos para amigos e parentes. Essa prática é muito arriscada.
A pesquisa mostra também que 57% dos consumidores com mais de 60 anos não possuem qualquer tipo de reserva financeira ou investimentos. Para chegar
a esse resultado, os entrevistadores ouviram 632 pessoas com mais de 60 anos de todas as capitais brasileiras.

Os mais pobres

Entretanto, os menos afortunados, é que deveriam fazer reserva, por menor que seja a quantia. “A pessoa precisa ter poupança para lidar com imprevistos de saúde, arcar com despesas de remédios, completar os itens básicos do mês que não puderam ser comprados com a aposentadoria e, claro, aproveitar os prazeres desta fase da vida”. Uma curiosidade: quase metade dos idosos entrevistados (47%) pensa primeiro em ajudar a família e, por isso, acaba deixando de manter uma reserva financeira para o futuro. Tomara que, quando precisarem, os familiares se lembrem disso e os ajudem também. Jornalista Léo. Leopoldo Miglióli.


Nenhum comentário:

Postar um comentário