terça-feira, 19 de maio de 2015

LEITE SEM VACA

Quem tem alergia à proteína do leite, intolerância à lactose ou apenas optou por uma dieta sem laticínios pode encontrar dificuldade para tomar milk shake, um achocolatado ou até mesmo preparar um bolo.
        Feitos de castanhas, sementes e grãos batidos com água, os leites vegetais podem entrar no lugar do leite de vaca em preparos culinários e, em dieta variada, podem ser das fontes diárias de substâncias como cálcio, magnésio e vitaminas – ainda que sem as mesmas características do leite de vaca.
        Começando pelo sabor: dependendo da matéria-prima usada, o gosto é diferente. Um leite de amendoim torrado sem sal, por exemplo, terá gosto de amendoim. O mesmo ocorre com a consistência: oleaginosas rendem um leite mais gorduroso, ainda assim mais “ralo” que o leite de vaca.
        - A ideia de substituir um leite pelo outro é errada. Após a fase de amamentação, não precisamos de leite, precisamos é de cálcio. Um adulto precisa ingerir 1000mg por dia, segundo o Ministério da Saúde – explica a nutricionista Natália Chede.
        Para garantir a segurança nutricional, Natália sugere que se diversifique o consumo de alimentos ricos em cálcio, como comer mais brócolis, couve e oleaginosas – que são ricas em magnésio, substância necessária para a absorção do cálcio.
        Outra saída é pedir prescrição de suplemento de cálcio ao nutricionista e enriquecer o leite feito em casa.
        Entre os benefícios dos leites preparados com gergelim, amêndoa e semente de girassol, além da ausência de colesterol e a fácil digestão. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com.br 19-50-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário