segunda-feira, 17 de agosto de 2015



É BOM NÃO ESPALHAR



        É de bom alvitre não espalhar que o estado de Santa Catarina é uma das unidades da Federação de melhor qualidade de vida.
        Santa Catarina é o terceiro produtor das 27 unidades. Por exemplo, um produto de terras tropicais e dos mais baratos a BANANA, colhe em torno de 700 mil toneladas, ocupando 30 mil hectares no cultivo das variedades prata e nanica. A produção é de 25 toneladas por hectare. Rio Grande do Sul colhe mais: 28 toneladas; e seu oposto, o Estado Potiguar Rio Grande do Norte, quase 40.
        Aquela máxima de que se o lavrador não planta o morador da cidade não janta, se encaixa bem no negócio da banana. Isto se observa ao verificar pesquisas do IBGE. Também o de menor índice de mortalidade infantil, terceiro produtor de alimentos, livre de febre aftosa, exportador de carne suína. De maior longevidade.
        O Brasil produz 7 milhões de toneladas de banana por ano.
        A produção brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas neste ano vai bater novo recorde, com 209 milhões de toneladas, 8% acima da alcançada em 2014.
        O país gera 500 mil empregos diretos, sendo 97% pela agricultura familiar. Santa Catarina tem 6 mil produtores de banana, os quais geraram 689 mil toneladas da fruta em 2012. 71,5% da produção permanece na região Sul do Brasil, 26,7% vai para região Sudeste, 0,4% para o Centro Oeste, 0,3% para Norte e 0,2% para a Nordeste.
        Segundo IBGE, em 2008 eram consumidos 7,6 quilos de banana por pessoa no Brasil. “Script” do jornalista Léo. (LM jornalistaleo@radiosentinela.com.br www.radiosentinela.com..br 17-08-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário