sexta-feira, 17 de outubro de 2014

CARTÓRIOS DE REGISTRO DE NASCIMENTOS (02)
Nomes inspirados em Políticos e Religiosos

Entre os políticos brasileiros, Getúlio Vargas foi o que conseguiu mais homenagens: há 3.200 Getúlios e 800 Getúlios Vargas registrados no TRE, independente do sobrenome familiar. Um deles é o lavrador mineiro Getúlio Vargas, filho de Antônio Zazarro e Regina Camilo nascido a 5 de novembro de 1934.
Jânio Quadros deu origem de 350 xarás. E alguns pais, para homenagear também Porfírio da Paz, que foi vice-governador de Jânio Quadros, chamaram seus filhos de Jânio Porfírio. Um deles nasceu em 25 de dezembro de 1954 e o outro em 3 de outubro de 1964. Ademar de Barros, apesar dos vários anos de governo, só deu nome a uns 500 meninos. E Juscelino Kubitschek, entre os paulistas, não conseguiu nenhuma homenagem desse tipo. Franklin Roosevelt fez alguns admiradores durante a guerra: 15 pessoas nascidas entre 1939 e 1947 receberam seu nome, independente do sobrenome familiar.

Jesus foi o nome escolhido por 6 mil e 100 mães para seus filhos, mas apenas uma ousou chamá-lo de Jesus Christo. Ele se chama Jesus Christo de Souza e nasceu em Rio Casca, Minas Gerais, no dia 31 de outubro de 1931, e agora vive em Itapevi, São Paulo.
Roberto Carlos, que despontou como ídolo no final da década de 50, tem apenas 31 registros inspirados em seu sucesso, e Pelé, que jogou pela primeira vez como grande campeão em 58, não conseguiu uma só homenagem do tipo, através de seu apelido.
A falta de imaginação ou tendência a seguir modismos pode ser uma piada para a maioria, mas, para os funcionários do TRE, não passa de um trabalho incrível. Um exemplo: Sebastião Silva. Dois deles nasceram no dia 7 de dezembro de 1921 e seus pais se chamavam Abdon Silva e Emília Silva. A única diferença é que um nasceu em Cotia e outro em Santos. Mas até se descobrir isso houve muito trabalho. Que ficou ainda maior no caso dos dois. Sebastião da Silva. Eles nasceram no mesmo dia. Fonte: TRE – Leopoldo Miglióli.



Nenhum comentário:

Postar um comentário