quarta-feira, 29 de outubro de 2014

CURTA O SOL SEM CULPA
Pesquisa aponta que um terço dos pais desconhece cuidados básicos na proteção solar das crianças. Acessórios como óculos e chapéus são importantes para proteger a pele dos raios solares.

Nestes escaldantes verões tropicais; neste país tropical de 8.500km de litoral; e atrativos de suas praias; quando e principalmente no horário de verão, a criançada aproveita mais o dia prolongado na rua, nos parques e praias. Aí vem o busílis! Os cuidados com a proteção solar devem ser intensificados.
Mas nem todos os pais se tocam: segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), um terço deles acha desnecessário utilizar o filtro nos filhos quando não estão na praia.
Para proteção efetiva, não basta aplicar o produto. É preciso prestar atenção para cobrir da forma correta todas as áreas da pele que estarão em exposição, sem deixar falhas; e na quantidade certa!
-Um protetor solar de fator 30, se usado inadequadamente, tem efeito de filtro fator quatro – explica o dermatologista Paulo Criado.
Além do produto: sombra, óculos escuros e roupa adequada – de tecido leve e que cubra regiões sensíveis: como peito, ombro e virilhas –, também são aliados quando o assunto é cuidado com o sol.
Chapéus com aba protegem o rosto e o pescoço com efeito semelhante a um protetor solar de fator 11.
As áreas que tendem a ser mais prejudicadas por causa de aplicação inadequada do protetor solar são orelhas, pés, mãos, pescoços e nuca.
O produto aplicado com cuidado deve ser redobrado nessas regiões, além das áreas próximas ao cabelo e dos limites da roupa – com a movimentação, as vestes podem descobrir alguma área da pele.
Weiss também recomenda o uso do filtro solar do tipo físico, que é feito à base de zinco e dióxido de titânio.
- Esse tipo de protetor solar, por ser mais branco e opaco, permite que os pais visualizem as áreas em que o produto já foi passado, evitando, assim, que alguma oarte do corpo fique desguarnecida – aconselha Weiss. Leopoldo Miglióli – Jornalista Léo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário