quarta-feira, 12 de novembro de 2014

PRÓSTATA: O MEDO DO TOQUE (02)
Medo! Ou vergonha. Pior: Machismo.

Preferou o toque inofensivo que morrer de câncer maligno.
Sofrer encima de uma cama, além da dor; a famigerada depressão.

Homens de 50 anos
Pesquisa realizada com homens de mais de 50 anos e se eles já tinham feito o exame do toque e, em caso negativo, por que ainda não.
Em 62% dos casos, os entrevistados não tinham feito o exame, a maioria deles com mais de 40 anos. Os motivos atribuídos são falta de tempo ou até mesmo de interesse. Alguns chegam a dizer que não fazem porque são machos.
Confira seis depoimentos. Primeira vez na história da 2ª doença que mais mata no momento foi feita uma campanha: novembro azul.

Não adianta fugir
Homens vivem em média até os 69,7, e as mulheres até 77,3. 32% dizem já ter feito o exame de toque retal. 51% dos homens não vão ao urologista com frequência. 76% não conhecem os sintomas do câncer de próstata. 90% vão ao médico levados pela companheira e 28% tem medo de ficar impotente, conta o urologista. A prevenção e cura da próstata preventivamente chega a 90%. O bicho papão do homem por falta de esclarecimentos.

Inteligência da prevenção
No Brasil, o exame é recomendado a partir dos 45 anos. Melhor começar aos 40.

Entre 10% e 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA são complementares.

Fatores de risco
Idade, histórico familiar, raça (maior incidência em negros), alimentação inadequada, sedentarismo, obesidade.
Prevenção

Não é possível evitar a doença, mas se pode fazer o diagnóstico precoce, quando as chances de cura são de até 90%. Fonte: Ministério da Saúde (IBGE) e Datafolha – Leopoldo Miglióli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário