segunda-feira, 30 de março de 2015

É SEXTA-FEIRA:

NOITE DE ALGAZARRA, PERTURBAÇÃO, BEBEDEIRAS E BANDALHEIRAS
Teremos no futuro uma geração de surdinhos? É isso o que pode ocorrer em breve se a meninada não se conscientizar da importância de maneirar o volume do som nos fones de ouvido.
Eles nem imaginam o risco que estão correndo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que 1,1 bilhão de jovens em todo o mundo correm o risco de sofrer perda auditiva devido à exposição ao barulho causada por esse hábito diário de ouvir música em altíssimo decibéis.
Nos países desenvolvidos a situação é tão grave que mais de 43 milhões de pessoas entre 12 e 35 anos já sofrem de surdez incapacitante.
Além dos fones de ouvido, também a música alta nas discotecas pode causar surdez, especialmente nas pessoas que trabalham diariamente nestes ambientes, diz a OMS.
Lembrei também dos jovens que colocam o som a todo volume dentro do carro, quando estão dirigindo. Além do atordoamento causado pelo barulho, é um perigo para o trânsito. Põe em risco a vida de terceiros. Não percebe o ruído externo, nem Os alertas dos outros motoristas.
Quem está surdo pela música não consegue ouvir o barulho de uma sirene, por exemplo. Não sei como alguém pode concentrar-se para dirigir nestas circunstâncias, acho que é impossível.
O relatório da OMS recomenda que as pessoas usem esses aparelhos não mais do que uma hora por dia, e a um volume baixo.
Infelizmente, não acredito que muita gente vá seguir essa recomendação. Teremos gerações futuras com 60% da audição reduzida. Não seja você um deles! Jornalista Léo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário