terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

SAÚDE
Ciência da juventude

A ciência ainda não descobriu qual é a fonte da juventude.
Porém, vários estudos apontam segredinhos que são capazes de revolucionar a saúde.
Afinal, blindam o organismo não só contra os efeitos do envelhecimento como também de doenças que elevam a mortalidade – as do coração, por exemplo.
Com isso, é possível reduzir a chance de morrer antes do tempo, o que já é um ganho e tanto com a vida corrida e desregrada dos dias atuais. “O grande desafio hoje é envelhecer com qualidade de vida”, afirma João Bastos Freire Neto, geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
1 – A melhor dieta leva peixes, azeite e grãos: que inclui muitas frutas, verduras, grãos integrais, oleaginosas (como amêndoas e nozes), iogurte, azeite e peixes frescos, ao menos duas vezes por semana. Assim como eles, coma pouca carne vermelha, gorduras e produtos industrializados.
Este tipo de cardápio atua na prevenção de doenças cardiovasculares e de tumores e ajuda a reduzir o colesterol ruim.

2 – Onze minutos de caminhada rápida por dia: a ciência mostrou...

que andar rápido 75 minutos por semana, num ritmo capaz de manter uma conversa, aumenta a expectativa de vida em 1,8 anos em relação a quem não pratica nenhuma atividade.
Na prática... Caminhar cerca de 11 minutos por dia, como indica a revisão de estudos em revista cientifica; 150 minutos por semana. Trouxe 3,4 anos a mais de vida.
 “Os exercícios protegem o coração, fazem bem ao cérebro e ajudam a prevenir o diabetes”, enumera o geriatra Freire Neto.

3 – Sete porções de frutas e legumes: A ciência mostrou... que, de acordo com pesquisa britânica, comer sete ou mais porções de frutas e principalmente vegetais reduz em 42% a chance de se morrer por doenças cardíacas, derrame ou câncer.
Na prática... Aumente a variedade e a quantidade de frutas e vegetais nas refeições. Se chegar a sete por dia, a saúde agradecerá.
Frutas e verduras têm poder antioxidante, daí protegerem o organismo de danos nas células. “Quanto mais frutas e vegetais comer, menos propenso estará a morrer em qualquer idade”, disse Oyinlola Oyebode, uma das pesquisadoras, ao site da BBC. Jornalista Léo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário